terça-feira, 16 de novembro de 2010

O Lítio, esclarecimentos

  • Muitas pessoas (até mesmo médicos) acham que a falta de Lítio provoca Depressão.
  • Falta de Lítio não provoca nada. Ter zero ou 0,15 de Lítio no sangue não quer dizer nada nem que a pessoa está doente nem que precisa repor Lítio.
  • Só se faz o exame de dosagem de Lítio (Litemia) no sangue depois que a pessoa começar a tomar os comprimidos de Carbonato de Lítio.
  • Quem não toma Carbonato de Lítio sempre tem perto de zero no sangue e isso não quer dizer doença nenhuma. 
  • O exame de sangue (Litemia) não serve para ver "se você precisa ou não precisa de Lítio"; ele serve para saber quanto você está absorvendo dos comprimidos de Carbolitium que você está tomando. Não importa muito quantos comprimidos de Carbolitium você toma, mas sim se sua Litemia está próxima de 0,8. 
O Lítio é usado em DepressãoHipomaniaMania (Transtorno Bipolar), para potencializar antidepressivos, para prevenir algumasenxaquecas,  para controlar impulsividade e agressividade exageradas. Mesmo quando não acaba 100% faz com intervalo entre sejam mais longos e com que as fases sejam mais fracas. Portanto, se alguém toma Carbolitium, não quer dizer seja Bipolar ?
Ele é usado há mais de 60 anos por milhões de pessoas. Vale a pena insistir mesmo que demore para funcionar.
Colaterais que podem (mas não quer dizer que vão) acontecer:
  • Aumento de peso (quando ocorre, é por retenção de líquidos e não por aumento de gordura): faça caminhadas, exercícios e tome bastante água.
  • Leve tremor nas mãos: diminuir café, refrigerantes, chá preto, chá mate e tomar mais água.
  • Intestino solto: tome mais água.
  • Não existe comprovação científica que o Lítio provoque alteração nos dentes, mas não custa nada caprichar na escovação.
  • Diminuição da função da Tireóide. É rara e geralmente bem fácil de corrigir sem precisar parar o Lítio.
  • O Lítio não provoca o aparecimento de Psoríase, mas pode piorar uma Psoríase existente.
Sintomas de excesso de Lítio:
  • Tremor forte.
  • Voz pastosa.
  • Troca de palavras.
  • Pernas fracas, fraqueza muscular, marcha meio insegura.
  • Diarréia, vômitos.
  • A letra fica pequena e “pontuda”.
Suspenda o Lítio, tome bastante água e coma bastante sal e ligue para seu médico. A intoxicação de Lítio costuma passar em horas.

18 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ola Dr!

    Meu filho tem 21 anos e esta com a pele cheia de espinhas,muta feia a pele dele,com bolotas enormes,sendo q ano retrasado era limpa. Ele toma carbolitium será que este medicamento causa acnes?

    Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Meu dermatologista falou que as acnes tem relação com o tratamento de Litio, pois a pele fica muito oleosa!

      Excluir
  3. Olá.. faço trata com litio e também sofri esse ano com as acnes.. segundo meu psiquiatra deve-se a uma intoxicação do medicamento. Ele suspendeu o medicamento e segundo pesquisas q realizei ele está certo.. estou fazendo tratamento desintoxicante para limpar a pele o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  4. Olá.. faço trata com litio e também sofri esse ano com as acnes.. segundo meu psiquiatra deve-se a uma intoxicação do medicamento. Ele suspendeu o medicamento e segundo pesquisas q realizei ele está certo.. estou fazendo tratamento desintoxicante para limpar a pele o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Faço tratamento com o Lítio e minha pele também ficou extremamente oleosa e as acnes estão aparecendo... :( . Além desse efeito colateral ainda estou engordando horrores sem aumentar 1% da minha alimentação.
    Estou indignada!

    ResponderExcluir
  6. Tomo lítio a 7 meses e desde de então estou com acne e não sabia o motivo, essa semana minha medica disse que era por causa do litio e o tremor não sabia o pq agora pesquisando vi que tmb é por causa do lítio tomo propranolol melhora um pouco ,acho que seria interessante parar ou diminuir a dosagem! Remédio para dormir tomem cuidado eles podem te ajudar a dormir, mas no dia seguinte vc fica lenta e pode pensar que faz parte da depressão, pare por uns dias pode ficar sem dormir pq seu organismo está acostumado, passando uma semana vc pode estar se sentindo bem! Eu luto a 11 anos contra depressão e complicado pq as vezes é tristeza e vc já acha que esta com depressão, tenha cuidado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente temos que tomar todo cuidado com a decisão dos médicos, em relação a nossa saúde para não engondar e ficar a cima do peso.Perder toda alma e todo charme de mulher.

      Excluir
  7. tomava750mg de
    litio meu médico alterou para 900mg pois minha litemia deu 0,6 mais o medico que que a litemia fique 0,8ml 1.2

    ResponderExcluir
  8. Eu tomo lítio a oito meses comecei com 900 mg so que estou com muito tremor ela baixou a dosagem para 600 mgs mais acho que vou parar

    ResponderExcluir
  9. Eu também estou pensando sériamente em parar com o litio porque logo nos primeiros meses me atacou a tireóde minha glandula da tireoide está completamente atacada, estou inchada não estou nada bem,engordar não é nada bom.

    ResponderExcluir
  10. Tomo o lítio e desde que comecei sinto muita fraqueza, visão muito turva, dores de cabeça e no corpo e sensação de sufocamento. Vou ao médico e sempre volto para casa com o diagnóstico de crise nervosa. Só que já faz 3 semanas seguidas que me sinto assim. Tomo 3 comprimidos por dia de carbolitium 300mg e os sintomas pioram após o uso. Queria saber se é normal e quanto tempo demora para esses sintomas paseatek

    ResponderExcluir
  11. Fiz exame de lítio deu indetectável o que sera??? Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Eu estou tomando o lítio faz mais de 5 meses .. estou com o rosto com espinhas enormes ... dá vergonha de sairde casa estou tomando 900 mg por dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço uso de 900mg de lítio dia, engordei um pouco e minha pele ficou um pouco oleosa com aparecimento de acne, trato esses sintomas com produtos dermatológicos q respondem muito bem, apesar disso estou feliz com o tratamento com lítio.

      Excluir
  13. Eu andei lendo uma matéria neste site aqui que me ajudou a entender mais um pouco, mas ainda tenho muitas dúvidas, não é perigoso se tomar muito? nao é toxico?

    ResponderExcluir
  14. Fiz o exame de litio e a clinica disse que o exame detectou uma alteracao mais nao mim explicaram o que significa e nem deiraram eu pegar o exame pediram pra mim repetir o que isso significa? Alguem sabe?

    ResponderExcluir
  15. Estou com o rosto cheio de espinhas devido ao litio e eu nem sei qual mais remedio

    ResponderExcluir