domingo, 21 de novembro de 2010

Fármaco para tratar acne não aumenta risco de suicídio




As pessoas a fazer tratamento para a acne severa devem ser seguidas do ponto de vista da saúde mental, sugere um estudo publicado no BMJ. No entanto, sublinham os autores, a isotretinoina, fármaco muito usado no tratamento desta condição, não aumenta o risco de suicídio, apesar de existirem dados que apontavam noutro sentido, avança o site Tribuna Médica Press.

Esta investigação analisou 5,700 pessoas, entre 1980 e 2001, e foi conduzida por investigadores do Instituto Karolinska, Na Suécia. Os especialistas lembram que a acne pode ter efeitos psicológicos sérios, nomeadamente depressão.

O estudo revelou que 128 dos 5700 doentes analisados, que estavam a ser tratados com aquele fármaco, deram entrada num hospital devido a tentativa de suicídio.

Os autores sublinham que a tentativa de suicídio é considerada um acontecimento raro: apenas um em cada 2300 doentes tratados com isotretinoina fará uma tentativa.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

O Lítio, esclarecimentos

  • Muitas pessoas (até mesmo médicos) acham que a falta de Lítio provoca Depressão.
  • Falta de Lítio não provoca nada. Ter zero ou 0,15 de Lítio no sangue não quer dizer nada nem que a pessoa está doente nem que precisa repor Lítio.
  • Só se faz o exame de dosagem de Lítio (Litemia) no sangue depois que a pessoa começar a tomar os comprimidos de Carbonato de Lítio.
  • Quem não toma Carbonato de Lítio sempre tem perto de zero no sangue e isso não quer dizer doença nenhuma. 
  • O exame de sangue (Litemia) não serve para ver "se você precisa ou não precisa de Lítio"; ele serve para saber quanto você está absorvendo dos comprimidos de Carbolitium que você está tomando. Não importa muito quantos comprimidos de Carbolitium você toma, mas sim se sua Litemia está próxima de 0,8. 
O Lítio é usado em DepressãoHipomaniaMania (Transtorno Bipolar), para potencializar antidepressivos, para prevenir algumasenxaquecas,  para controlar impulsividade e agressividade exageradas. Mesmo quando não acaba 100% faz com intervalo entre sejam mais longos e com que as fases sejam mais fracas. Portanto, se alguém toma Carbolitium, não quer dizer seja Bipolar ?
Ele é usado há mais de 60 anos por milhões de pessoas. Vale a pena insistir mesmo que demore para funcionar.
Colaterais que podem (mas não quer dizer que vão) acontecer:
  • Aumento de peso (quando ocorre, é por retenção de líquidos e não por aumento de gordura): faça caminhadas, exercícios e tome bastante água.
  • Leve tremor nas mãos: diminuir café, refrigerantes, chá preto, chá mate e tomar mais água.
  • Intestino solto: tome mais água.
  • Não existe comprovação científica que o Lítio provoque alteração nos dentes, mas não custa nada caprichar na escovação.
  • Diminuição da função da Tireóide. É rara e geralmente bem fácil de corrigir sem precisar parar o Lítio.
  • O Lítio não provoca o aparecimento de Psoríase, mas pode piorar uma Psoríase existente.
Sintomas de excesso de Lítio:
  • Tremor forte.
  • Voz pastosa.
  • Troca de palavras.
  • Pernas fracas, fraqueza muscular, marcha meio insegura.
  • Diarréia, vômitos.
  • A letra fica pequena e “pontuda”.
Suspenda o Lítio, tome bastante água e coma bastante sal e ligue para seu médico. A intoxicação de Lítio costuma passar em horas.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Alimentos e TPM


  • 1 de 6

A TPM

Sintomas físicos e psíquicos caracterizam a TPM
A tensão pré-menstrual (TPM) é caracterizada por um conjunto de sintomas físicos, psíquicos e comportamentais que interferem na qualidade de vida, no cotidiano e na vida social de muitas mulheres. Na literatura são descritos mais de 150 sintomas e os mais relatados são: ansiedade, irritabilidade, agressividade, depressão, dificuldade de concentração intelectual e indecisão, alteração do apetite, com forte tendência para determinados alimentos, transtornos do sono, modificação dos hábitos sexuais, acne, enxaqueca, dor nas mamas, retenção hídrica, aumento de peso, cólicas, edema de membros inferiores, náuseas, vômitos, dores musculares, cansaço físico, etc.
Existem 4 tipos de TPM: tipo A, tipo C, tipo H e tipo D. Alguns alimentos podem auxiliar no controle dos sintomas da TPM e outros piorar.

Alimentos e TPM

  • 2 de 6

Alimentos na TPM tipo A

A irritabilidade é um dos sintomas da TPM
Na TPM tipo A prevalecem os sintomas de ansiedade, irritabilidade e oscilações do humor.
Evitar: café, refrigerantes à base de cola, chá mate, chá preto, chocolate e álcool.
Alimentos que podem ajudar: aqueles ricos em cálcio (leite e derivados preferencialmente desnatados, vegetais verdes folhosos, tofú, gergelim) e vitamina B6 (pães a base de farinha integral, grãos integrais, levedo de cerveja, frango, banana, etc).

Alimentos e TPM

  • 3 de 6

Alimentos na TPM tipo C

A ansiedade gera compulsão por calorias
Na TPM tipo C prevalecem os sintomas de aumento de apetite, compulsão por alimentos doces, cansaço físico e enxaqueca.
Evitar: açúcar, chocolate, álcool, alimentos muito gordurosos (frituras, carnes empanadas, maionese, massa folhada).
Alimentos que podem ajudar: ricos em carboidratos complexos (pães e biscoitos integrais, cereais integrais, aveia, macarrão e arroz preferencialmente integrais, batata, mandioquinha, frutas), ricos em proteínas magras (filé mignon, peito de peru, peito de frango sem pele, omelete de claras, atum e salmão grelhados, leite de derivados desnatados, etc), ricos em magnésio (banana, salmão, feijão, lentilha, vegetais verdes, avelã, aveia, beterraba, abacate, feijão, abacaxi, manga, milho, etc).

Alimentos na TPM tipo H

O inchaço e a retenção são característicos
Na TPM tipo H prevalecem os sintomas de inchaço (retenção hídrica), ganho de peso e dor nas mamas.
Evitar: sal, enlatados, alimentos em conserva, alimentos defumados, embutidos (salsicha, lingüiça, frios), molhos prontos.
Alimentos que podem ajudar: Levedura de cerveja e alimentos diuréticos (abacaxi, melancia, pêra, melão, morango, agrião, alface, broto de feijão, escarola, couve, folhas de beterraba, chuchu, pepino, salsinha e também chá verde e água de coco).

Alimentos na TPM tipo D

Depressão e choro são característicos da TPM
Na TPM tipo H prevalecem os sintomas de depressão, choro, confusão, insônia e perda de memória.
Evitar: cafeína em excesso e álcool.
Alimentos que podem ajudar: de 1 a 3 xícaras de café, doces light e diet com moderação.

Outras dicas para combater a TPM

Liquidos são fundamentais para combater a TPM
- Aumente o consumo de água e chás de ervas ao longo do dia;
- Prefira as ervas para temperar suas refeições;
- Coma no mínimo três frutas ao dia;
- Aumente o consumo de alimentos ricos em nutrientes como cálcio, vitamina B6, magnésio e ácidos graxos essenciais;
- Faça atividades físicas regularmente, pois liberam endorfina, melhoram o humor e aliviam as tensões típicas deste período;
- Faça massagens do tipo drenagem linfática.
O ideal é seguir essas dicas durante o mês todo, mas se não for possível, iniciar por volta de 10 e 15 dias antes da menstruação.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Suplementação de DHA melhora a função da memória, cognitivo em idosos


Fran Lowry
Avaliação Médica: 5 stars  (5 votos)           
Avalie este Artigo:
  
    
 
 
INFORMAÇÕES DA INDÚSTRIA
Objetivos terapêuticos no transtorno depressivo maior (MDD)
Em um estudo publicado no JAMA, em 2003, <22% dos entrevistados que receberam MDD tratamento nos últimos 12 meses considerado o tratamento adequado. 
Saiba mais
11 de novembro de 2010 - A suplementação com ácido docosahexaenóico (DHA) em adultos mais velhos que têm comprometimento cognitivo leve pode melhorar a memória ea função cognitiva, uma experimentação controlada randomized sugere.
De acordo com os resultados da melhoria da memória com ácido docosahexaenóico julgamento estudo, 900 mg / DHA determinado dia, durante 24 semanas a melhoria da aprendizagem e função de memória em adultos idosos saudáveis com idade relacionados com declínio cognitivo.
O estudo, que foi financiado pela Martek Biosciences Corporation, em Columbia, Maryland, fabricante do DHA, foi inicialmente apresentado na Associação de Alzheimer da Conferência Internacional sobre Doença de Alzheimer em julho de 2009 em Viena e relatado pelo Medscape Medical News naquele momento. É publicada na edição de novembro da Alzheimer's & Dementia.
"Há uma boa quantidade de literatura lá fora, sobre os benefícios de saúde potenciais do-3 os ácidos gordos omega sobre o cérebro", Karin Yurko-Mauro, PhD, diretor associado de pesquisa clínica na Martek, disse àMedscape Medical News.
"Estudos epidemiológicos mostram uma correlação entre a ingestão de ômega-3 e redução do risco de demência, e nós tínhamos alguns dados do trabalho que foi feito com o nosso DHA em modelos animais da doença de Alzheimer, que mostrou melhora em tarefas de memória comportamental. Tudo isto levou nos a tentar olhar para o que a suplementação de DHA faria nas pessoas à saúde do idoso. "
O estudo incluiu 485 pacientes com idades entre 55 anos ou mais inscritos de 19 centros nos Estados Unidos e distribuídos aleatoriamente para receber 900 mg / dia de algas DHA ou placebo durante 24 semanas.
Todos os participantes apresentaram uma queixa subjetiva de memória e foram encontrados para ter um déficit de memória leve, mas não de demência, como por provas objetivas. Estes testes incluíram o Mini-Exame do Estado Mental (basal escore> 26) eo subteste Memória Lógica do Wechsler Memory Scale (versão III, 1997; base escore> 1 DP abaixo adultos jovens).
3 Anos de melhora cognitiva
O desfecho primário foi a mudança da linha de base Cantab emparelhados Associate Learning (PAL), um teste de aprendizagem visuo-espaciais e de memória episódica.
Um ponto de extremidade coprimary foi a mudança na Cantab Memória Reconhecimento de Padrões (PRM), um teste de reconhecimento de padrões visuais, mas após uma análise provisória pré-planejados revelaram que este desfecho não se encontram no limiar de energia condicional de 30%, foi mudado para um objectivo secundário, os autores do estudo disse.
Outros objetivos secundários foram Cantab Verbal memória de reconhecimento, um teste de memória imediata e tardia verbal; Cantab Meias de Cambridge, um teste de função executiva e Cantab espacial memória de trabalho, um teste de retenção espacial e estratégia de busca.
Após 24 semanas, os pesquisadores descobriram que os participantes que tomam suplementos de DHA feito menor número de erros significativamente no teste de AMIGO. A alteração média do valor basal no escore de atividade física foi -4,5 no grupo DHA comparado com -2,4 no grupo placebo (P = 0,032). No entanto, a variação média do escore foi de -0,9 PRM em ambos os DHA e placebo (P = 0,573).
suplementação de DHA também foi associada a melhora verbal imediata e tardia escores Memory Recognition (P<0,02), mas não a memória de trabalho ou testes de função executiva.
Plasma fosfolipídeo níveis de DHA duplicou durante o estudo em pessoas que tomam suplementos e correlacionados com PAL pontuações melhoraram (P <0,02), eo suplemento foi bem tolerada, sem relato de tratamento relacionados com eventos adversos graves.
"Com a idade, as pessoas idosas são, mais erros que eles fazem em um teste. Mas as melhorias que vimos no teste se correlacionam com uma melhoria de 3 anos cognitiva," o Dr. Yurko-Mauro disse.
Então, alguém que foi de 73 estava se apresentando como um velho de 70 anos.Nosso estudo aponta para o fato de que o DHA de algas pode ser benéfica para adultos saudáveis do envelhecimento que têm uma queixa de memória leve.
"Então, alguém que foi de 73 estava se apresentando como um velho de 70 anos. Então, nosso estudo aponta para o fato de que o DHA de algas pode ser benéfica para adultos saudáveis do envelhecimento que têm uma queixa de memória leve."
"Modestamente Incentivo"
Medscape Medical News perguntou a Joseph Quinn, MD, da Oregon Health and Science University eo Portland VA Medical Center, a comentar sobre este estudo.
Um estudo recente pelo Dr. Quinn e colegas publicado em 3 de novembro do Journal of American Medical Association e relatadas pelo Medscape Medical News mostrou nenhum efeito positivo da suplementação de DHA na progressão da doença na doença de Alzheimer's.
Dr. Quinn divulgados pela primeira vez que ele é um co-inventor em uma patente depositada pela Martek para a utilização de DHA para E4 Alzheimer, doença não (uma forma de a doença de Alzheimer em portadores de não-APOE4 alelo), mas que ele tenha renunciado a todos os royalties associado à patente.
Ele então passou a afirmar, "este estudo é modestamente incentivando a respeito do potencial de DHA para a prevenção do declínio cognitivo vida atrasada. É sempre muito difícil demonstrar benefícios cognitivos em idosos saudáveis, de modo que é uma força."
No entanto, ele teve problema com a decisão os autores do estudo 'para rebaixar seu desfecho original coprimary de memória de reconhecimento de padrões para um ponto secundário.
"O teste deste tipo de estudo é saber se os investigadores encontraram o que eles previram que ia encontrar com antecedência, em outras palavras, o último teste é a capacidade de demonstrar a eficácia sobre as medidas de resultado pré-especificados.
Estes resultados representam uma análise post hoc, mostrando a eficácia do resultado em apenas algumas medidas de um grande número de testadas. Como tal, ainda é resultado "real", mas mais fraco do que se fosse realmente uma análise pré-especificada.
"Como os autores divulgar na seção de métodos, eles alteraram a sua midstream plano de análise com base numa análise interina. Isto significa que seus resultados representam uma análise post hoc, mostrando a eficácia do resultado em apenas algumas medidas de um grande número de testadas. Como tal , ainda é resultado "real", mas mais fraco do que se fosse realmente uma análise pré-especificada. "
Este estudo foi suportado por Martek Biosciences Corporation. Dr. Yurko-Mauro é um funcionário da Martek. Dr. Quinn relatórios sendo nomeado como co-inventor em uma patente de DHA para o tratamento da doença de Alzheimer em indivíduos APOE4 negativos e renunciou a seu direito pessoal de direitos relacionados com esta patente.
Dement Alzheimer. 2010;. 6:456-464 Resumo